A Prevent Senior investe constantemente em infraestrutura e no aperfeiçoamento dos
procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados na rede própria.
Rede própria composta por Núcleos de Medicina Avançada e Núcleos Especializados, Prevent Senior Medicina Diagnóstica
e rede hospitalar Sancta Maggiore, além de rede credenciada.
Sintoma pode estar relacionado a diversas doenças, como labirintite, hipoglicemia, ansiedade, neurite vestibular, entre outras.
Tontura é o nome popularmente usado para definir a sensação de desequilíbrio, que pode vir acompanhada de vertigem e sintomas auditivos, como zumbido ou diminuição da audição. A intensidade e duração da tontura podem variar, e suas causas também, necessitando de exames e avaliação médica para obter um diagnóstico preciso.
Entre as principais causas da tontura está a labirintite, distúrbio que provoca inflamação do labirinto - região interna do ouvido ligada ao equilíbrio, percepção corporal e audição. No entanto, há outras enfermidades que podem estar relacionadas a esse sintoma.
Sentir tonturas com frequência pode ser sintoma de alguma doença ou até efeito colateral do uso de medicamentos. Se vier acompanhada de enjoo, dor de cabeça, dor na nuca ou sensação de desmaio, o quadro demanda ainda mais atenção.
Doença que geralmente se manifesta depois dos 40 anos de idade e que pode comprometer o equilíbrio e a audição. A labirintite afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (parte responsável pela audição) e pelos vestíbulos e canais semicirculares (responsáveis pelo equilíbrio do corpo).
A enfermidade é decorrente de alterações vestibulares e metabólicas. Diabetes, hipertensão, hipoglicemia, otites, consumo de álcool, fumo e o uso de alguns medicamentos são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da labirintite.
Entre os principais sintomas estão: tonturas, vertigens, náuseas, vômitos, zumbido nos ouvidos, alterações gastrointestinais, perda da audição ou audição diminuída.
O diagnóstico da doença é realizado por meio da avaliação clínica e de um exame otoneurológico. Tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem ser requisitados pela equipe médica, mas normalmente não fazem parte dos exames de rotina.
Inflamação no nervo vestibular (ligado ao movimento e equilíbrio) que resulta em tontura intensa, perda de equilíbrio, vertigem, náuseas e vômitos.
Na maioria dos casos, é causada por algum vírus com origem de infecção gastrointestinal ou respiratória. Além disso, a doença pode ser causada por falta de fluxo sanguíneo na orelha interna ou exposição a substâncias alergênicas.
Entre os sintomas estão: tontura, náuseas, vertigem, vômitos, desequilíbrio, dificuldade de concentração, dificuldade de caminhar e movimentos espasmódicos e involuntários dos olhos.
Também conhecida como hidropsia endolinfática, a Síndrome de Ménière é resultado da distensão de um líquido chamado endolinfa, que fica localizado dentro do labirinto membranoso, localizado na orelha interna.
Entre as principais causas desta síndrome estão a sífilis, traumatismo craniano, processos inflamatórios no ouvido e distúrbios autoimunes.
Os sintomas incluem vertigem, zumbido e sensação de pressão no ouvido - inicialmente, este sintoma atinge apenas um dos ouvidos, mas com o avanço da doença, pode atingir os dois. As crises mais agudas podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos e diarreias.
Tonturas também podem ser causadas por alterações psicológicas como ansiedade e depressão, já que estas condições muitas vezes resultam em episódios de síndrome do pânico e alterações na respiração.
As crises de ansiedade muitas vezes causam falta de ar, tremores e também formigamento nas extremidades, como mãos, pés e boca.
O paciente com sintomas de ansiedade e depressão precisa ser auxiliado por um profissional e, se necessário, realizar tratamento com terapia e medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.
A queda brusca da hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão baixa, muitas vezes causa fraqueza, tontura, confusão mental, visão turva e, em alguns casos, até desmaio.
O problema ocorre por mudança repentina de postura, como levantar-se rápido da cama ou de uma cadeira.
Essa manifestação não está associada a uma enfermidade específica, podendo ser decorrente de várias condições de saúde.
É a redução acentuada de glicose no sangue que resulta em sintomas como fraqueza, tremor, tontura, palidez na pele, suor frio, palpitação cardíaca, visão turva, confusão mental, sonolência e dificuldade para falar.
Esse quadro geralmente ocorre devido a alguma desregulação no tratamento em pacientes diabéticos que fazem uso de insulina ou outros medicamentos para tratar a doença. Além disso, a hipoglicemia pode acontecer quando a pessoa fica sem se alimentar durante um longo período ou pratica exercícios físicos intensos.
Se os episódios forem recorrentes, é recomendável agendar consulta com médico endocrinologista e realizar exames que medem o nível de glicose no sangue.
Alguns medicamentos podem ter a tontura como efeito colateral, principalmente remédios como fenobarbital, Diazepam, Clonazepam, fenitoína, metoclopramida e similares.
Remédios para tratar queda de pressão arterial como clonidina, metildopa, diuréticos, levodopa e amitriptilina, por exemplo, também podem causar tontura, sobretudo no paciente Adulto+.
Nesses casos, recomenda-se consultar o médico para avaliação de possíveis efeitos colaterais dos remédios e, se necessário, alterar a dose ou mesmo o medicamento.
Além das causas citadas acima, a tontura pode ser resultado de outras doenças, por isso é sempre necessário buscar um diagnóstico médico preciso.
O plano de saúde sênior oferece uma cobertura especial para atender às necessidades da 3ª idade. Com opções de planos para 3ª idade, é possível garantir segurança e bem-estar. Escolha um plano sênior que se adeque ao seu estilo de vida e prioridades.
Os valores dos planos de saúde, tanto plano de saúde individual, plano de saúde familiar, plano de saúde empresarial, plano de saúde sênior, podem ser consultados na tabela de preços dos planos de saúde disponíveis.
O valor do convênio médico é um fator importante para garantir acesso aos melhores hospitais e serviços de saúde.
Antes de escolher, é importante entender o que cobre o plano de saúde para encontrar os melhores planos de saúde que atendam às suas necessidades.
Utilizando o simulador de plano de saúde, é possível descobrir quanto custa um plano de saúde que atenda às suas necessidades. Acesse nosso site e através dos nossos formulários de contato ou pelo whatsapp enviaremos uma proposta que atenda as suas necessidades.
Os dados disponibilizados neste formulário estarão seguros e em |
---|